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O início dos tênis Vans


O início dos tênis Vans Conhecida inicialmente como Van Doren Rubber Company, a marca Vans foi criada em 1966 na Califórnia pelos irmãos Paul e James Van Doren e mais alguns sócios.

Nessa época, ainda era uma loja muito pequena e modesta e a fabricação dos tênis era feita de maneira artesanal quase que completamente. Os fundadores tinham que produzir os modelos em um local secundário e vendiam os calçados de porta em porta.

O foco da loja desde o início era produzir calçados voltados para skatistas, pensando no que garantiria a eles maior desempenho no esporte e também maior conforto, sem perder o estilo.

Mesmo com essa forte ligação com esportes de ação desde o início, nem sempre essa área foi tão promissora quanto é nos dias atuais. Mesmo assim, no primeiro dia de funcionamento da Van Doren Rubber Company, foram vendidos 12 pares de tênis Vans e o único modelo disponível era o antigo Vans #44 Deck Shoes, que hoje conhecemos como Vans Authentic - por essa razão, esse modelo acabou se tornando um dos grandes clássicos da marca.

Anos 70 - Vans Era, Vans Old Skool e Vans Sk8 Hi

Nos anos 1970 a Vans já estava muito conhecida entre os praticantes de skate, que agora sabiam que tinham uma marca com a qual podiam contar para desenvolver tênis pensando neles. Foi a geração desse período que conseguiu finalmente romper com uma vertente do skate que estava altamente relacionada com o surf clássico dos anos 1950 e 1960, podendo agora trazer manobras mais radicais para a modalidade.

A Vans se tornou tão marcante graças a presença do solado vulcanizado, que foi um grande diferencial para a época. Esse estilo de sola era muito estimado pelos skatistas, já que oferecia maior durabilidade e resistência durante as manobras.

Durante essa década, os tênis Vans alcançavam diversas praias da Califórnia pelos pés de surfistas e skatistas. Profissionais importantes, como Jay Adams, começaram a ser associados com a companhia e foi até durante esse período que o logo Off the Wall surgiu, sendo incorporado aos modelos e fazendo com que a Vans se integrasse totalmente ao skate.

O tão conhecido slogan fazia referência a manobras que foram acertadas enquanto skatistas praticavam em piscinas vazias. Sempre que ultrapassavam a borda, parecia que estavam andando de skate "fora da parede". Em pouco tempo a expressão ficou conhecida e foi adotada pelo público do skate.

Vans Era

Em 1975, a companhia inovou, trazendo um modelo de tênis desenvolvido por skatistas profissionais. Stacy Peralta e Tony alva participaram do processo de design do Vans #95, que hoje conhecemos como o Vans Era.

Ele se tornou um clássico da marca e referência para quem andava de skate, por conta da sua sola antiderrapante que garantia maior aderência na lixa, por seu acolchoamento e também a multiplicidade de cores disponíveis. A popularidade foi tanta que os tênis da Vans já eram encontrados nos pés dos skatistas por todo o sul da Califórnia.

Vans Old Skool

Já no ano seguinte, em 1976, a empresa lançou o Vans Old Skool, graças à parceria com os diferentes esportes de ação. Foi o primeiro modelo que estampava a tão famosa listra lateral, desenhada randomicamente pelo fundador Paul Van Doren e chamada “sidestripe”, que virou um símbolo referência da marca e acabou aparecendo em outros modelos a sucederem. De início, chamavam-no de Style 36.

Logo de cara o Old Skool mostrou ser uma espécie de pioneiro para a Vans, já que foi o primeiro calçado da companhia a incorporar painéis de couro para trazer mais durabilidade e estabilidade.

A ideia da Vans ao desenvolver o Old Skool era que o tênis se tornasse uma extensão da personalidade daquele que o usasse e por isso utilizaram de múltiplos painéis e de materiais variados que pudessem se adaptar e se ajustar de acordo com o que o consumidor procurava.

É claro que a fama do modelo foi tão grande que não ficou restrito apenas ao público skatista e surfista, mas alcançou também pilotos de BMX e pessoas que estavam na mais alta categoria da moda, havendo até uma parceria com a Marc Jacobs.

E até os dias atuais o Vans Old Skool continua entre os mais vendidos da marca.

Vans Sk8 Hi

Sucessor ao Old Skool, surgiu a sua versão de cano alto, na época chamado de Style 38, mas que hoje conhecemos como Vans Sk8 Hi.

Nesse modelo também estava presente a sidestripe e sua inovação era um cano maior que trazia proteção para os tornozelos, protegendo os pés dos skatistas durante as manobras. Essa estrutura também oferecia maior firmeza e mais acolchoamento, por esse motivo acabou se tornando um dos preferidos dos apaixonados por skate.

Vans Slip On

Outro modelo que ficou popular no sul da Califórnia graças aos ciclistas de BMX foi o Vans Slip On. Esse tênis ganhou muito reconhecimento por possuir uma estrutura bem prática, já que não possui cadarços. Seu cabedal é de lona bem resistente e possui elástico nas laterais, o que facilita a entrada do pé no calçado e torna um modelo ideal para quem tem aquela rotina agitada.

O fato de possuir um cabedal maior do que as outras variantes dos tênis Vans, abriu espaço para que a marca lançasse uma ampla gama de estampas bem diversificadas para atender os gostos desde aqueles que buscam um modelo mais clean, para situações mais sérias, até aqueles que preferem modelos com design bem diferenciados, para apostar nos looks casuais.

O Vans Slip On, assim como os outros modelos, também possui acolchoamento, o que garante o conforto padrão da Vans. Não poderia ser de outra maneira: o Slip On se tornou um grande ícone que perdura por gerações.

Vans Anos 80

Já durante os anos 1980, o Vans Slip On com estampa quadriculada ficou conhecido mundialmente após aparecer no filme “Picardias Estudantis”, calçado pelo ator Sean Penn.

Ainda nesse período, a Vans começou a desenvolver modelos específicos para outros esportes além do skate, como o wakeboarding, o motocross e o surfe, visando ganhar espaço e força para competir com outras empresas que já estavam bem posicionadas nas vendas de calçados. O foco era criar calçados que fossem resistentes às mais variadas condições climáticas, principalmente às das áreas de baixas temperaturas e montanhosas.

A empresa conseguiu abrir mais de 70 lojas por todo o território norte americano, distribuindo seus produtos nacionalmente e, em seguida expandindo para um cenário internacional.

No final da década de 1980, a Vans passou por uma grande crise financeira por estar investindo tanto em modalidades tão diferentes ao mesmo tempo. Isso quase levou a empresa a falência. Mas por ter conseguido se expandir tanto anteriormente, essa crise conseguiu ser superada em um espaço de tempo menor do que se esperava.

Já próximo dos anos 1990, a Vans lançou o seu primeiro modelo assinado por um skatista profissional, o Vans Steve Caballero. Por conta do estilo marcante e icônico de praticar o skateboard de Steve, seu pró model foi reconhecido como um dos mais importantes para a história do esporte e para a cultura do skate de uma forma geral

Anos 90 até os dias atuais

Em 1998, Daniel Franck ganhou uma medalha de prata durante as Olimpíadas de Inverno, enquanto utilizava um calçado Vans específico para o snowboard, trazendo uma maior visibilidade para a marca na época. Ao longo dos anos, isso voltou a acontecer mais vezes durante outras competições de snowboard dos jogos olímpicos.

A música também teve papel fundamental para a disseminação da popularidade da empresa: os tênis Vans viraram um símbolo da geração punk rock e hardcore. Já que esses gêneros estavam muito próximos do skate e do surf, foi fácil que acabassem se unindo.

Desde então, é muito comum que vejamos várias bandas e artistas famosos da época e também dos dias atuais, acrescentando algum modelo de tênis Vans nos seus visuais. A marca não perdeu tempo e investiu em parcerias com essas figuras públicas, lançando modelos, principalmente de Old Skool, celebrando as suas histórias.

Por volta de 2003, a empresa lançou o Vault by Vans, uma coleção que envolvia calçados atemporais que misturava elementos do alto padrão da moda, incluindo os materiais e o próprio design do tênis com a pegada clássica do formato da Vans.

Hoje em dia, além de desenvolver seus calçados, a Vans também promove e patrocina diversos eventos diretamente relacionados com os principais esportes de ação – skate, surf, BMX, entre outros.

Já em 2012, a empresa introduziu duas novas tecnologias revolucionárias em seus calçados: o UltraCush Lite, um conjunto de espumas especializadas e desenvolvidas para fornecer maior absorção de impactos; e o WaffleCup, que consistia em trazer a estrutura do solado vulcanizado também para a sua parte interior, oferecendo maior durabilidade, suporte e aderência ao realizar as manobras, além de fornecer uma maior sensibilidade em relação à bordas e superfícies.

E quando achávamos que a empresa não podia inovar mais, a Vans lançou o Vans Customs, espaço em seu site que é possível ao cliente criar suas próprias versões personalizadas de modelos como Old Skool e Slip On.

A marca mudou a história dos tênis esportivos, não se limitando a oferecer apenas conforto e usabilidade para skatistas e foi por conta de sua expansão para o mundo casual e da moda, que a Vans conseguiu ganhar cada vez mais espaço com seus modelos clássicos e autênticos, com ainda mais opções de tênis Vans masculino e Vans feminino.

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